quarta-feira, 13 de abril de 2011

Artes Cênicas

Neste texto, serão citadas algumas características típicas das artes cênicas, tendo como foco os séculos XIX, XX e XXI. Para que o leitor consiga perceber as mudanças da arte de um século para outro e tenha uma melhor e completa compreensão da história do teatro, teremos início a partir do século XVI.

Desde os tempos mais primórdios, o ser humano pratica a arte como uma forma de comunicação através da expressão, seja encenada ou escrita.


No século XVI, houve um profundo processo de especialização dos atores, e em seguida, ocorreu o surgimento da chamada “Commedia Dell’Arte”, que influenciou vários teatros de outros países, devido as viagens que suas companhias realizavam nas nações. Alguns de seus tipos representados provinham da tradição do teatro romano: personagens do tipo avarento e fanfarrão. A utilização de mulheres na atuação teatral passou a se ampliar em vários povos.

No século XVII, no teatro italiano ocorreram significantes evoluções cênicas (conforme é estruturado hoje na maioria das vezes), tal como, a mobilidade de cenários, permitindo assim, uma maior versatilidade nas representações.

Enquanto no século XVI as mulheres já atuavam, na Inglaterra e França só passaram a atuar no século XVII.

Na Inglaterra, os papéis femininos eram antes representados por jovens atores aprendizes. Na França, La Champmesle, foi a atriz que primeiro interpretou o papel principal de Fedra, da obra de Racine, tornando-se então uma das principais atrizes da chamada "Commedie Française".

No Brasil, o teatro teve início com o objetivo de catequizar os indígenas, este trabalho foi realizado pelos Padres José de Anchieta (que depois de muitos anos vivendo nas tribos, escreveu o primeiro dicionário em tupi) e Antônio Vieira. O nome da companhia de teatro era “A companhia de Jesus”, que levava a crença católica às demais colônias. As peças eram escritas com estratégias de aprendizagem, traduzindo a fé cristã para os indígenas, de acordo com a sua cultura. Uma das características do teatro neste lugar era a dramatização exagerada com grande expressividade cênica, cheia de seus efeitos. O teatro no Brasil, neste período, estava sob grande influência do barroco europeu.

No século XVIII, houveram mudanças na estrutura dramática. Com a revolução industrial e francesa, o teatro de tornou o reflexo disso tudo, surgindo então, o melodrama, que atendia ao gosto da grande platéia.

No século XIX, inovações cênicas começaram a acontecer, e a tecnologia começou a “invadir” a infra-estrutura do teatro, como por exemplo, O teatro Booth de Nova York que utilizava os recursos do elevador hidráulico, recursos de iluminação e luz com gás.

Em 1881, o Savoy Theatre de Londres foi o primeiro a utilizar iluminação elétrica. As características desta inovação no teatro eram os cenários, assim como o figurino, procuravam reportar situações históricas com um realismo bastante alinhado, o surgimento do diretor, que participa de todos os estágios da peça, instruindo o ator. Ao final do século XIX, os autores passaram a ter suas próprias características de criação bastante diversas e diferentes das de seus precursores românticos, utilizando a arte para realizar denúncia da realidade.

O teatro do século XX é diferenciado pelas suas várias formas, abrangendo tanto tendências barrocas, com arcaicas ou românticas, na verdade, uma visão eclética quebrando muitas antigas tradições. O "design" cênico, a direção teatral, a infra-estrutura e os estilos de interpretação não têm um padrão que predomina.

Ora, o teatro não perdeu o seu significado com os anos, apenas chegou ao século XXI com uma bagagem enorme com uma grande “carga genética”, pois, esta arte vem se fundindo de século para século até os dias de hoje, gerando assim, sempre uma nova tendência, sendo repetida em ciclos ou não. Mas existe uma característica que ela sempre terá: a essência da expressividade do mundo real ou não-real, sendo praticada e observada por todos os amantes da arte.

Fontes Bibliográficas: 

Raissa Harume Viegas Aguiar Rosa, Nº 25.

Um comentário:

  1. Raissa, seu texto está ainda muito preso aos sites pesquisados. Reveja a grafia de PLATEIA. O melhor seria escrever: DEVIDO ÀS VIAGENS// HOUVE MUDANÇAS NA ESTRUTURA//.

    ResponderExcluir