quinta-feira, 14 de abril de 2011

Literatura na oceania

A Oceania é formada por parte de Nova Guiné, Nova Zelândia e Austrália tendo ainda as ilhas Micronésia Melanésia e Polinésia que fazem parte do Oceano Pacífico. A Austrália, o país mais extenso é o local onde nasceu escritor Henry Lawson no ano 1867 considerado por muitos o maior de todos os escritores de seu país, algumas de suas obras foram On the Track, Over The Sliprails, While The Billy Boils. Neste continente temos muitos artistas importantes, como Michael Thomas Keneally australiano foi premiado pela Man Booker como criador do melhor livro literário em inglês por um escritor da Comunidade Britânica de Nações, seu romance “A arca de Schindler” baseada na Segunda Guerra Mundial que descreve a perseguição de judeus, esse livro deu origem a alguns filmes, um deles é “A Lista de Schindler”. Outra artista é a escritora Paterson Janet Frame nascida em Nova Zelândia, que tem como características de suas obras uma vida sofrida, além de trabalhar também com contos, poesia, ficção infantil.  De uma maneira geral, a Literatura Oceânica é mais original, pelo fato também de não receber influência de outros continentes tendo grandes características religiosas Os primeiros colonos se estabeleceram na Austrália em 1788. A maioria era constituída por delinqüentes deportados, soldados e administradores, logo seguidos por colonos livres. O encontro com um novo mundo e as peculiaridades da sociedade que ali se desenvolveu foram fatores determinantes para que os primeiros escritos fossem de natureza descritiva.No Século XIX a literatura australiana do século , foi marcada pela falta de estilo próprio e maturidade, a poesia passou para o romance e este ao teatro. Em 1819 surgiu em Sidney a primeira obra impressa na colônia, esse romance apareceu por volta de 1850. Os primeiros textos faziam descrições esquisitas das condições de vida na colônia, o teatro se constituiu num entretenimento habitual desde essa época, Durante o século XIX predominaram dois tipos de obras, de qualidade duvidosa: os dramas em verso e as adaptações de obras européias famosas.

Principais Poetas:
William Charles Wentworth, Henry Clarence Kendall, Alan Lindsay Gordon, Bernard O'Dowd, Christopher Brennan e Shaw Nelson, Andrew Barton Paterson, Kenneth Slessor, Judith Wright e David Malouf.

Principais Narradores:
Henry Kingsley, Marcus Andrew Hislop Clarke, Henry Lawson, Miles Franklin, Katharine Susannah Prichard, Frank Dalby Davison, Eleanor Dark, Henry Hando Richardson, Kylie Tennant e Patrick White, Cleary, John O'Grady e Colleen McCullough, Christine Stead, Morris West, Thomas Keneally, Elizabeth Jolley e Peter Carey, Louis Esson, Ray Lawler e Alexander Buzo.

Cloves Gonçalves de Sousa Junior, Nº 07.

Um comentário:

  1. Cloves, seu texto está cópia do site pesquisado. O melhor seria escrever: NO SÉCULO XIX, A LITERATURA AUSTRALIANA FOI MARCADA PELA...// EM 1819,//.

    ResponderExcluir