quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Pintura dos Séculos XIX e XX

A primeira metade do século XIX na Europa foi marcada por uma série de guerras e revoluções turbulentas. Revelando em um conjunto de doutrinas atualmente identificadas com o movimento romântico, focado na experiência individual subjetiva, na supremacia da natureza com tema padrão na arte, meios de expressão revolucionários ou radicais e na liberdade do individuo.

O artista do final do século expressava uma tensão e uma incerteza frente a mudanças que redefiniram as relações sociais e produziram novas concepções de mundo. O período caracteriza-se por uma mescla de euforia e desespero,esperança no futuro e niilismo, revolucionário e conservadorismo,louvor e desprezo a tecnologia,ou seja, as reações frente as mudanças não eram as mesmas e variavam do extremo otimismo ao extremo pessimismo nostálgico. A pintura, sobretudo, assumiu importância tão relevante quanto a literatura, caracterizou-se por uma busca de construção da identidade nacional que levou os artistas intelectuais ao encontro das tradições e raízes nacionais. 

Com a vitoria dos EUA na I Guerra foi decisiva para que o modernismo norte americano se desenvolvesse de uma forma distinta do seu correspondente europeu. A pintura dessa fase teve muito, de realismo resgatando a figuração e retratando o povo americano nas circunstancias difíceis que atravessava, ora com dureza, cinismo e ironia. 

No século XX vários artistas experimentam a pintura buscando retratar o cotidiano de uma forma romântica, idealizando e ressaltando o nacionalismo e as paisagens naturais. A pintura cheia de cores tropicais e repletas de cenas da realidade, quebrando com os padrões europeus e buscando valorizar a identidade nacional, as grandes rupturas ocorridas nas artes visuais no inicio do século XX contribui para as transformações do modo de ver e conceber a pintura, os princípios de um processo de criação artística estruturado pela presença de sólidos geométricos, pinturas que inquietam jovens artistas em formação.

Assim, trata-se de pensar a pintura como operação que desde o seu mais remoto nascimento demanda um jogo entre superfície-profundidade e proximidade-distância é a geração de artistas que fundamenta os rumos da visualidade do século XX.

Lucas Thomaz, Nº 20.

Um comentário:

  1. Lucas, seu texto ficou muito preso aos sites pesquisados. Reveja a grafia de CIRCUNSTÂNCIAS e INÍCIO. O melhor seria escrever: FRENTE ÀS MUADANÇAS// A VITÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS NA PRIMEIRA GUERRA FOI DECISIVA PARA...// A PINTURA DESSA FASE TEVE MUITO DE...// NO SÉCULO XX,//.

    ResponderExcluir