quinta-feira, 14 de abril de 2011

Propaganda no Século XIX e XX

O termo propaganda teve seu surgimento em meados do século XVII , onde ele foi utilizado na criação da Sagrada Congregação Católica Romana por uma congregação de cardeais, durante um período em que o poder se concentrava na mão da Igreja Católica, a propaganda surgiu como uma ferramenta para a conversão dos povos pagãos. Deu-se como um melhor resultado no decorrer da Reforma Protestante, das Classes Mercantis e mais tarde com a Revolução Industrial e a I Guerra Mundial.

A Igreja Católica já não era a única a propagar suas ideias, logo a propaganda foi se espalhando por diversos ramos e diversos países do mundo.

Suas principais técnicas foram cientificamente organizadas e aplicadas no início do século XX por Walter Lippman e Edward Bernays contratados pelo presidente dos EUA para influenciar a opinião publica em meados da I Guerra Mundial. Já na segunda Guerra Mundial a propaganda teve seu avanço, os Ingleses e os Norte Americanos vinculavam a propaganda enganosa. Já os alemães tiveram uma grande censura sobre os seus meios comunicação com seus artistas. Geralmente eram vinculadas para melhorarem sua afetividade, falavam sobre a sua superioridade racial Ariana e de outros problemas relacionados com a economia e a politica da Alemanha pelos povos Judeus. Os Nazistas acreditavam na propaganda com uma principal forma para atingirem seus objetivos, mesmo assim sempre aconteciam falsas propagandas que difundiam informações falsas como parte da doutrina que ficou mais conhecida como a Grande Mentira.

As mulheres nesse época já estavam começando a entrarem para o mercado de trabalho, muitas chegaram a trabalhar em telemarketing e até mesmo na área da publicidade.

Até o final da Batalha de Estalingrado , a propaganda alemã efetivou a humanidade dos soldados alemães com os seus povos e territórios ocupados, ai mesmo tempo ela afastou os americanos e os ingleses uns dos outros, e ambos dos soviéticos. Com o passar do tempo a Alemanha era a única defensora da Europa considerada defensora de sua cultura. Eram atribuídas ao ministro da propaganda “Paul Joseph Goebbels” frases como: “Para convencer o povo a entrar na guerra, basta fazê-lo acreditar que está sendo atacado...”

Durante o período da Guerra Fria a propaganda marcou muito os EUA onde foi utilizada a ideia projetar ao mundo a superioridade das propostas sociais dos regimes, ao mesmo tempo transmitia a ideia de medo pelo regime oposto.

Em 1951 tivemos a Coca-Cola como uma das mais importantes empresas no ramo da propaganda. Teve um impacto na cultura norte-americana, pois trazia consigo a imagem do Papai Noel como um homem idoso de roupas brancas e vermelhas, justamente as cores da Coca-Cola.

A publicidade no século XXI está com muitas técnicas e propostas de emprego a população mundial, está nas mídias, na internet, nos anúncios. Hoje existem milhares de agencias publicitarias na Alemanha muitas até mesmo com propagas enganosas. Mais exigem uma qualificação melhor na área do conhecimento da informática e de design, a área do total projeto e trabalho de um simples panfleto. A propaganda é algo que hoje faz parte da vida do ser humano, a propaganda esta presente desde o nascimento de uma criança até a morte de um homem.

Fontes Bibliográficas:

Jayne de Silva Bezerra, Nº 13.

Um comentário:

  1. Jayne, seu texto ficou muito preso ao site pesquisado. Reveja a grafia de PÚBLICA, AGÊNCIA, PUBLICITÁRIAS, PROPAGANDAS e está. o MELHOR SERIA ESCREVER: começando a entrar para o...// com o passar do tempo,// durante o período da guerra fria,// em 1951,// à população mundial// mas exigem uma qualificação...//.

    ResponderExcluir