quinta-feira, 14 de abril de 2011

Arquitetura

Em todo o período do século XIX teve uma série de crises estéticas que procura transcrever o movimento que chamam de revivas listas: ou pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos, no período os arquitetos viam a arquitetura na copia do passado e na analise de seus cânones que se trata de uma linguagem estética legitima de ser trabalhada. O Neoclássico foi o primeiro deste movimento e também vai se manifesta na arquitetura neogótica inglesa, a idéia romântica nacionalistas vem ser profundamente associada. Na Alemanha, França, Inglaterra aconteceram os esforços reviva listas principalmente por razões especialmente ideológicas e com isso viriam a se transforma em mero conjunto de repertórios formais e tipológicos, e o Ecletismo se evoluiriam, considerado por muitos como o mais decadente e formalista entre todos os estilos históricos.

Tradição x industrialização foi à primeira tentativa de resposta a questão (ou entre as artes e os ofícios) que foi pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, e a proporção de um movimento estético que e conhecido principalmente por Arts & Crafts (cuja tradução literal é "artes e ofícios"). O movimento propôs a pesquisa formal aplicada às novas possibilidades industriais vendo no artesão uma figura de destaque: com a indústria o artesão não poderia ficar extinto, pra eles, mas tornar-se seu agente transformador, seu principal elemento de produção. As idéias do movimento se evoluíram com a diluição dos seus ideais e as dispersões de seus defensores no contexto francês, a estética do art. noveau foi considerada o ultimo estilo do século XIX e o primeiro do século XX.

Século XX o modernismo Bauhaus, a Villa Savoye, do franco-suíço Le Corbusier, é um dos edifícios mais paradigmáticos da arquitetura funcionalista. Um iconi da arquitetura orgânica foi à casa da cascata de Frank Lloyd Wright, tornou-se muito clara logo nas primeiras décadas do século XX uma distancia entre os arquitetos que estavam mais perto das vanguardas artísticas, aquele que praticava uma arquitetura ligada a tradição em curso na Europa (em geral de características historicistas, típica do Ecletismo). Ainda em um primeiro momento as duas correntes tivessem enchido de nuances e meios-termos, determinados artista propôs uma atividade revolucionarias, a fundação da Bauhaus na Alemanha foi ligada principalmente a atuação dos arquitetos, na União Soviética com a vanguarda Russa e com o novo pensamento arquitetônico proposto por Frank Lloyd Wright nos EUA, fica bastante nítida a cisão entre eles e o debate arquitetônico se transforma, caracteriza como em um cenário povoado de partidos e movimentos.

O Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, de Frank Gehry concluído em 1997, estabeleceu a cultura da implantação de obras espetaculares para recuperar ação de cidades.

Basta ver as estruturas esculturais de Santiago Calatrava na Cidade das Artes e da Ciência, em Valência, também na Espanha, ou a do Museu Judaico em Berlim, de Daniel Libeskind, e as criadas pela iraquiana estabelecida em Londres Zaha Hadid.
Frank Gehy, autor de algumas das obras mais "espetaculares" dos séculos 20
e 21.

Perspectiva artística da proposta de urbanização feita pelo grupo chileno de arquitetos Elemental para a favela de Paraisópolis, em São Paulo. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento.


Perspectiva artística da proposta de urbanização feita pelo grupo chileno de arquitetos Elemental para a favela de Paraisópolis, em São Paulo. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento.

Fonte Bibliográfica:

Camila Mendes dos Santos, Nº 06.

Um comentário:

  1. Camila, seu texto está ainda muito preso ao site pesquisado. Reveja a grafia de CÓPIA, ANÁLISE, LEGÍTIMA, MANIFESTAR, IDEIA, TRANSFORMAR, IDEIAS e ÍCONE. O melhor seria escrever: EM TODO O PERÍODO DO SÉCULO XIX,// QUE PROCURAM TRANSCREVER O MOVIMENTO A QUE CHAMAM DE REVIVALISTAS: OU PELO FATO DE AS INOVAÇÕES...// O ECLETISMO EVOLUIU...// RESPOSTA À QUESTÃO// A CASA DA CASCATA// LIGADA À TRADIÇÃO EM CURSO// AINDA EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DETERMINADOS ARTISTAS PROPUSERAM// À ATUAÇÃO DOS ARQUITETOS//.

    ResponderExcluir