sexta-feira, 15 de abril de 2011

A música na África

                      

A África sendo muito podre economicamente, é um continente que é muito rico em sua diversidade cultural, étnica, linguística entre tantos outros. Não sendo comuns as formas de expressões musicais, seria impossível definir a música africana pelo fato das variedaes de expressões musicais. Na associação africana, a música é recurso indispensável no comprimento de certos rituais sociais e religiosos, porém, não se adaptou ao sistema de pautas, sem o auxílio de partituras e não tendo a harmonia complexa. Este estilo musical é conhecida como polirritmia, ou sejam uma mesma composição com vários ritmos.

Sabemos que a música está sempre em multação, e na África não é diferente, houveram transformações culturais que veio de outros continentes. A partir do século VII, se deu a iniciação da cultura árabe. Como também a influência islâmica fez sentir que estva em volta do mundo.

A música africana exerceu uma grande influêcia sobre outra manifestações musicais no mundo. Os escravos que eram trazidos à Ámerica, cantavam músicas espirituais que manifestavam a realidade do dia-a-dia que viviam e era um meio inteligente de ter a certeza da sobrevivência cultural. Seriam afirmações de seus princípios culturais e étnicos para aquelas pesoas que viviam um grande conflito entre a esperança e a falta de fé, entre alegria e a infelicidade. E a base desta ideia dos negros é que a escravidão era contra a vontade de Deus.

Temos os calls e os cries no Sul dos Estados Unidos são herança do povo africano. São canções de contestação social e outras  cansões que passam a vida codidiana deles, em cançõe tristes e alegres. Mas todas elas estão referentes com ritmo do trabalho, que seriam as plantações de algodões e de cana-de-açúcar, nos locais a onde o trabalho era árduo e prolongado que serviam para se comunicar ou para manifestar suas emoções.

Os blues já eram cânticos dos Negros do Norte dos Estados Unidos. Para os brancos, os negros eram seres inferiores aos animais. E nestes cânticos idêntifica com as canções do Sul do país. Os blues, são cânticas melancólicas, que retratavam a dor dos negros. O nome blue vem da expressão to have the blues, que significa “estar dominado pela melancolia”. Eram conhecidos como a música do diabo, porque a música expressava a má sorte e o seu mal-estar,não vemos a atitude de revolta e nem de desafio, pois o autor lamenta-se e procura sofrer menos possível.

Temos também o jazz que é um tipo de música que não é africana, mas é o resultado do encontro com o negro e o branco no Sul dos Estados Unidos. Este estilo musical é a improvisação e ritmo inrregular. É a mistura os espirituais e dos blue. Hoje, o jazz inspira muita música moderna.

Deste modo, a música africana nos remete a ideia da diversidade cultural ou mesmo a sua riquesa que extiste em todo o continte. Mesmo passando por dificuldades pela sua cor, não abandonam as suas raízes.

Fontes Bibliograficas:

Nathália Amanda Mendonça Silvério Costa, Nº 21.

Um comentário:

  1. Nathália, suas informações foram extremamente relevantes. Reveja a garafaia de MUTAÇÃO, INFLUÊNCIA, IRREGULAR, RIQUEZA, EXISTENTE e CONTINENTE. O melhor seria escrever: A ÁFRICA, MESMO SENDO POBRE ECONOMICAMENTE, É UM CONTINENTE...// SERIA IMPOSSÍVEL DEFINIR A MÚSICA AFRICANA DEVIDO ÀS VÁRIAS FORMAS DE EXPRESSÕES MUSICAIS ALI EXISTENTES.// HOUVE TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS QUE VIERAM DE...// A PARTIR DO SÉCULO VII SE DEU A INICIAÇÃO DA CULTURA ÁRABE E A INFLUÊNCIA ISLÂMICA FEZ SENTIR QUE ESTAVA EM VOLTA DO MUNDO.// OS ESCRAVOS QUE ERAM TRAZIDOS DA AMÉRICA CANTAVAM...// MAS TODOS ELES TÊM COMO REFERENTE O RITMO DO TRABALHO NAS PLANTAÇÕES DE ALGODÃO E DE CANA-DE-AÇÚCAR//.

    ResponderExcluir