quinta-feira, 14 de abril de 2011

Teatro

"Somos pequenos atores de uma grande peça de teatro, personagens de uma história sem roteiros. Vivenciando vários cenários, enfrentando várias situações nesse palco que cada um de nós temos para mostrar a todos telespectadores nossa história."
Develis Jr.

Como no teatro, vamos viajar pelo tempo e descobrir como tudo começou.
Mas primeiro vamos definir o "teatro", teatro significa tanto um gênero de arte como também a casa ou edifício que é usado para as apresentações. Tem origem na palavra grega théatron, derivada do verbo ver "ver", no sentido de panorama, que era como os locais de teatro, construídos ao ar livre, com capacidade para centenas de pessoas, dispostas ao redor do palco com uma arena.

As peças teatrais se originaram de um ritual que se desenvolveram à partir das Dionisíacas festas em honra ao Deus Dionísio, em que os participantes dessas festas faziam uma dança imitativa acreditando que essa dança trazia grandes poderes para a sobrevivência das pessoas, e também uma maneira de tirar os espíritos maus, mas com o tempo esse modo ritualístico deu lugar ao teatro educativo e cultural iniciado pelo o ator e autor Thespis correndo pelo país com sua equipe teatral, usando seu carro como palco algumas vez, rompeu essa tradição, e começou a desenvolver a representações de peças de teatro com protagonista e deuteragonista, ator principal e ator secundário respetivamente.

O Teatro evolução com os passar dos séculos, por exemplo no século XVIII as peças teatrais tiveram um influência muito grande com os acontecimentos históricos da época com a revolução Industrial, Revolução Francesa, mudando assim a estrutura dramática do teatro, surgindo assim o (drama) melodrama que é um representação com acompanhamento de música, no palco retratando uma combinação de dor e tristeza com alegria e prazer. Portando as peças estavam ficando mais profanos e a igreja da época tomou atitudes rígidas contra isso para que a imagem da igreja pudesse ser preservada, portanto a peças que era realizadas nos templos, fico vetado o uso dos templos da igreja para apresentações teatrais, mais isso não impediu a realização da peças.

Pouco depois, já no século XIX com todas as inovações da época o teatro também teve um aumento na sua infraestrutura devido as novas invenções, com o uso do recurso de iluminação que era à gás depois de algum tempo que começaram a usar a energia elétrica. Mais além das mudanças tecnológicas, ocorreram no sentido literário, os autores começaram a fazer criações que mostravam a realidade como ela era dando a ideia de visão particular do autor em sua peça.

Por todo esse tempo as tradições originárias do teatro foram quebradas, e no século XX o ecleticismo surgiu, e também o expressionismo, como o modo de expressão exacerbada das emoções e o futurismo mostrando o amor pelo movimento da velocidade tendo um teatro estilizado, colocando o irreal no palco.

No mundo, o teatro é dividido por regiões cada um com suas características próprias: Teatro Grego, Romano, Asiático, Medieval, Italiano, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Português, Norueguês, Russo, Americano e outros.

Dando ênfase aqui no teatro americano que desde o século XVIII até o início do século XIX, o teatro norte-americano acompanhou da mesma maneira o desenvolvimento do teatro europeu.

O primeiro americano a escrever uma peça de teatro e a produzir, foi Thomas Godfrey, isso em 1767. Já no século XIX , o principal modo teatral americano que se tornou muito popular, foi o Vaudeville, que era uma peça com um estilo misturado entre a comédia, música e canto, tendo como alvo levar a plateia a dá várias gargalhadas. Mas os anos foram se passando e o teatro americano igualmente com o teatro Europeu, ficou mais reconhecido, superando o cinema em termos de popularidade.

Depois da Segunda Guerra Mundial já com grande poder, formando excelente atores, sendo reconhecidos em todo o mundo. Em 1960 o teatro num estilo musical ficou muito popular entre os americanos batendo recordes de bilheteria.

E já que a tendencia dos Estados Unidos é ter um interesse maior nas artes independentemente de qual for, para que toda a sociedade de americano tendo acesso a arte.

"O Teatro hoje é uma das mais belas artes, por ser uma mistura de alegria, tristeza e que nos leva a refletir sobre diversas questões sociais. E que todas as pessoas têm o direito de desfrutar dessa arte."
Develis Jr.

Fontes Bibliográficas:
Livro Do PRONAP – Programa Nacional de Pesquisas. SIBRAC – Sistema Brasileiro de Consultas Modernas, Moderna Enciclopédia Ilustrada.

Develis Jr., Nº 09.

Um comentário:

  1. Develis, bom você ter dado sua personalidade ao texto. Reveja a grafia de TENDÊNCIA. O melhor seria escrever: CADA UM DE NÓS TEM// DE UM RITUAL QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR DAS...// O TEATRO PARTICIPOU DA EVOLUÇÃO ADVINDA COM O PASSAR DOS SÉCULOS// FICANDO MAIS PROFANAS// AS PEÇAS QUE ERAM REALIZADAS FICARAM PROIBIDAS DE USAREM TEMPLOS DA IGREJA PARA REPRESENTAÇÃO, MAS ISSO NÃO IMPEDIU A REALIZAÇÃO DELAS.// DEVIDO ÀS NOVAS INVENÇÕES// MAS ALÉM DAS MUDANÇAS// POR TODO ESSE TEMPO,// DANDO ÊNFASE AQUI AO TEATRO AMERICANO - SÉCULO XVIII ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XIX - QUE ACOMPANHOU DA EMESMA MANEIRA O DESENVOLVIMENTO DO TEATRO EUROPEU.// A DAR VÁRIAS GARGALHADAS// DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,// EM 1960,//.

    ResponderExcluir