sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ritmos Atuais

Novas tendências e técnicas musicais surgem com o chegada do século XX, e com a criação de várias tecnologias que possibilitam a divulgação, artistas musicais ganham rapidamente fama nacional e até internacional. Como algumas dessas técnicas ainda estão em curso é imprudente rotulá-las, porém no decorrer do século XX algumas técnicas e tendência importâncias já se estabelecem. Como por exemplo as Influências Jazzísticas, o Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Expressionismo, Neoclassicismo, Música eletrônica, entre outras. A música moderna tornou-se cada vez mais proeminente e relevante, entre os primeiros modernistas estão Bartók, Stravinsky e Ives, que se destacavam na música erudita.

Música Popular:
O início do século XX foi marcado pelas óperas, mas apenas as pessoas de posse, tinham acesso aos concertos, então o restante da população dava preferência a música popular. Que surgiu em meados do século XIX, e foi desenvolvida no século XX. Abaixo segue alguns ritmos mais comuns de sucesso no século XX.

Música Pop:

Termo usado para designar todo tipo de música popular derivada da música popular norte-americana.

Michael Jackson, considerado Rei do Pop.

Jazz:
Surgiu nos Estados Unidos, em Nova Orleães e em suas proximidades. Se desenvolveu com a mistura de várias tradições músicas, principalmente a afro-americana. É caracterizada por incorporar notas do Blues e teve grande influência para o surgimento de vários subgêneros, como o Dixieland, o Swing, o Bebop, o Jazz latinoe o Fusion. Hoje o Jazz possui grande influência em todo o mundo tanto na música popular quanto na erudita.

Temos como sucessos do Jazz o saxofonista John Coltrane, que conseguiu como poucos sintetizar o verdadeiro espirito do Jazz. E fazendo parte da nova geração do Jazz com sua mistura se Swing dos anos 40 com Jazz moderno, John Pizzarelli.



Rock and Roll:

Elvis Presley
Também surgido nos Estados unidos, o Rock and Roll foi um dos estilos musicais mais populares desde a década de 1950, nasceu no final dos anos 40 e começo dos 50. Seus instrumentos típicos são a guitarra elétrica, o contrabaixo e a bateria. Eram usados também nos primórdios do rock and roll o piano e o saxofone. Teve como origens estilísticas o Blues, o Gospel, o Folk, o Country, o Jump Blues, Swing entre outros.

O primeiro grande concerto de rock an roll, Moondong Coronation Ball, aconteceu em Cleveland em março de 1952 e foi Realizado por Alan Freed, mais conhecido como "Moondog", o primeiro a utilizar a expressão "rock and roll" para descrever esse ritmo musical.

Elvis Presley se tornou um dos maiores ídolos de todos os tempos devido ao nascimento do Rock and Roll, e seu sucesso serviu de influência para a criação de novos ídolos do Rock. Como Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard.

John Lennon, Paul McCartney, cujo grupo The Quarrymen iria se tranformar em The Beatles, foi uma resposta criativa ao rock and roll americano.

E para consolidar o gênero aqui no Brasil temos nomes como Rita Lee, Os Mutantes, Tropicália, Barão Vermelho, Legião Urbana, Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas. Atualmente temos uma nova tendência no rock brasileiro, o "Happy rock" ou "Rock colorido" e como principais representantes temos a banda Restart e Cine.

Heavy Metal:
Caracterizado pela agressividade, sons distorcidos, letras grandiosas e pela instrumentação virtuosa o Heavy Metal surgiu no Reino Unido e Estados Unidos no fim da década de 1960 e no ínicio da década de 1970. 

Desenvolveu-se do blues rock e o rock psicodélico. O thrash metal, power metal, death metal, metal sinfônico e black metal são aslguns de seus sub-gêneros.O auge da sua popularidade ocorreu durante a década de 1980, com as bandas Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.

Atualmente temos como sucesso no Heavy Metal a Banda Iron Maiden.


Reggae:
Surgido na Jamaica, no fim da década de 1960, o Reggae se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady. Seus istrumentos típicos são o baixo, a bateria, orgão, metais, escaleta, guitarra, tambor de aço, entre outros. Cantar a desigualdade, o preconceito, a fome, etc. É umas das caracteristicas do Reggae, colocar em suas músicas algumas críticas sociais.

No Brasil se destacam as bandas Cidade Negra, Natiruts, Chimarruts e Planta e Raiz.

O compositor, músico e ativista Bob Marley é o ícone do Reggae.
Disco, Funk, Hip Hop e Soul:
O Soul nasceu do rhythm and blues e do gospel, nos Estados Unidos no fim dos anos 1950 e início dos anos 1960. Nesta época Soul era usado como adjetivo para designar algo aos afro-americanos. Surgiu na época de vários movimentos de liberalismo social, e por consequência a música sou é uma referência a música dos negros.

Atualmente James Brown é a principal referência do Soul.

Criado por artistas como James Brown, o Funk surgiu da mistura do soul music, soul jazz, rock psicodélico e R&B, em meados dos anos 1960. Atualmente o funk é um estilo caracterizado pelas batidas e divididos por gerações. Hoje muitas vezes ele é visto como um estilo musical que envolve a pederastia, por falar sobre sexo tão abertamente.

Surgida no início dos anos 70 a música Disco é um gênero de música de dança derivado do funk, da salsa e do soul. Liderado por gays, negros e latinos heterossexuais foi um movimento de liberdade de expressão, contra a dominância do rock e a desvalorização da música dance.

O Hip Hop, surgiu no final da década de 1970, quando os DJs começaram a isolar, mixar sons de percussão do funk e da disco. É composta por rap e do DJ.

black eyed peas Meet the 2011 Super Bowl Halftime performance...Black Eyed Peas
Black Eyed Peas, um dos maiores sucessos de Hip Hop atual.

Fontes Bibliográficas:

Samara de Araújo Cunha, Nº 26.

Um comentário:

  1. Samara, gostei muito de sua pesquisa, mesmo estando ela presa aos sites consultados. Ao utilizar o ETC não use vírgula ou E antes dele. Reveja a grafia de NOVA ORLEANS. O melhor seria escrever: NO DECORRER DO SÉCULO XX,// ...SE ESTABELECEU COMO, POR EXEMPLO, AS INFLUÊNCIAS JAZZISTAS...// AS PESSOAS DE POSSE TINHAM...// O RESTANTE DA POPULAÇÃO DAVA PREFERÊNCIA À MÚSICA POPULAR, QUE SURGIU...// ...SEGUEM ALGUNS RITMOS...// QUE CONSEGUIU SINTETIZAR O VERDADEIRO ESPÍRITO DESTE ESTILO MUSICAL.// NESTA ÉPOCA,// REFERÊNCIA À MÚSICA DOS...// SURGIDA NO INÍCIO DOS ANOS 70,//.

    ResponderExcluir