quinta-feira, 14 de abril de 2011

Literatura Asiática


Os países Japão, China, Índia, Vietnã e Taiwan são grandes exemplos dessa literatura.

A literatura chinesa por volta dos séculos VI ao IV a.C. favoreciam a literatura grega e romântica um dos principais filósofos da época foram Mêncio que fazia longas prosas e Lao Tsé um alquimista chinês. Na época medieval no século III ao VII d.C. dominava-se a poesia, os poetas importantíssimos do tempo medieval foram Tao Yuanming, Wang Wei, Li Po e Tu Fu. Desde o século XIII até os dias de hoje se predomina o romance e os contos permitindo os escritores e artistas poder de expressão as idéias e sentimentos.

A história da literatura japonesa se divide em cinco períodos. O primeiro foi Yamato que representava a origem do povo japonês, os mitos e rituais, o principal poeta era Kakimoto Hitomaro. O segundo era o período Heiam começando no final do século VIII até final do século XII, dominava a época o romantismo e a literatura em forma de contos. No final do século XII ao XVI, o período Kamakura-Muromachi, surgiu o renga que eram versos unidos escritos em estrofes repetidos por vários poetas. O Japão nos dias de hoje leva a origem ocidental e o naturalismo. Atualmente o pais faz a comparação da sociedade moderna e tradicional.

Na literatura Indiana é bastante difícil no reconhecimento aos autores por causa da maioria ser desconhecidas. É um pais com inúmeras linguagens. No período contemporâneo o autor de Rabindranath Tagore (1861-1941), e o romancista Salman Rushdie se destacaram por serem os melhores.

A literatura asiática tem uma grande importância que foi a luta para conseguir a liberdade de expressão pra cada pais e pra cada período.

Fontes Bibliográficas:

Soraya Pereira Santos, Nº 27.

Um comentário:

  1. Soraya, seu texto trouxe informações elementares e está muitíssimo preso ao site pesquisado. O melhor seria escrever: POR VOLTA DOS SÉCULOS VI E IV A.C.// O JAPÃO, NOS DIAS DE HOJE,//. Reveja a grafia de PAÍS.

    ResponderExcluir