sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pintura na Europa

Entre os artistas que fizeram mudanças na arte no final do século XIX, alguns deles como: Gauguin, Cézanne e Van Gogh, chegaram a se envolver com o impressionismo.

Paul Gauguin (1848-19030), teve o privilégio de participar da 5ª Exposição Impressionista, em 1880. Já em 1884, sua obra superava tendências com o uso de tinta-pura que deixa a área de cor bem definida e a cor dos objetos, que deixa de imitar a realidade. Na bíblia temos a história de Jacó, num certo momento acontece a luta entre o personagem e um estranho, para alguns esse estranho é um anjo e pensamentos opostos é o próprio Deus. Na pintura de ,Gauguin, as cores desse quadro têm áreas determinadas e cores bem definidas, o pintor também evidencia os contornos com uma linha escurecida. Nosso artista também utiliza cores irreais como um cachorro em tom avermelhado.

 "Jacó e o Anjo”

Outro pintor é Paul Cézanne (1839-1906), sua carreira iniciou-se no impressionismo, mas ficou pouco tempo. Ele não teve interesse de registrar as variações causadas pela luz solar, o que ele buscou foi representar o que permanece nos seres, procurou as linhas dos elementos da natureza que podem ser representados. Com o passar do tempo quis converter os elementos naturais em formas geométricas, sua arte amadureceu em 1885 a 1895 longe da agitação de Paris quando pintou alguns retratos do filho e da esposa.

"Hortense Fiquet"

O holandês Vincent Willem Van Gogh (1853-1890), empenhou-se em mostrar a beleza do ser humano e da natureza por meio da cor, elemento fundamental a sua pintura. Foi incentivo de muitos pintores, como Toulouse Lautrec com quem se aproximou. Mas na verdade, foi uma pessoa solitária e com uma trajetória difícil. Seus primeiros quadros foram feitos por volta de 1880 quando conviveu com os Mineiros Belgas, os traços da pintura pode-se perceber que faz parte da tradição holandesa a questão do claro-escuro com interesses em temas sociais. Podem-se notar também as cores sombrias com personagens melancólicos. Em 1886 foi para Paris e conheceu o impressionismo que logo deixou, pois procurava rumos diferentes para sua arte. A partir de 1888, começou a pintar ao ar livre, o sol forte influenciou sua pintura e ele se apaixonou pelas cores intensas. Perto de sua morte (1890) em Três meses pintou oitenta telas com cenas inquietas , nas quais predominam cores fortes e linhas retorcidas.

 "Melancolia"

A arte do século XX é algo rico e diferenciado, fruto do conjunto de revoluções operadas no continente europeu.

A Revolução Industrial, o surgimento da Fotografia, a Revolução Russa, Primeira e Segunda Guerra Mundial, a queda do muro de Berlim, entre outros, foram acontecimentos marcantes que mudaram a forma como alguns pintores pudessem ver, sentir e explorar o mundo. A Fotografia, por exemplo, possibilita um novo  jeito de dar corpo às imagens. A arte ou aquilo que entendemos como arte tem se alterado ao longo dos tempos. Desse modo, os poderes e prioridades tradicionais da arte entraram em colapso. Le Corbusir considerava a era das máquinas como caminho para uma nova arte.

"Futurismo"

Fontes Bibliográficas:
http://pt.scribd.com/doc/31452008/Final-do-seculo-XIX-na-Europa
http://evolucaodasartes.blogspot.com/2010/04/pintura-no-continente-europeu-partir-do.html
http://www.edgarafonsodesign.com/index.php?seccao=research&research=revolucao

Aline Rodrigues da Silva, Nº 01.

2 comentários:

  1. Aline, você trouxe importantes informações, mesmo ainda muito presa ao material dos sites pesquisados. Revaja a garafia de LE CORBUSIER. O melhor seria escrever: DENTRE OS ARTISTAS QUE FIZERAM MUDANÇAS NA ARTE DO FINAL DO SÉCULO XIX ESTÃO: GAUGUIN, CÉZANNE E VAN GOGH, QUE CHEGARAM A SE ENVOLVER COM O IMPRESSIONISTA, MAS FIGURAM COMO PÓS-IMPRESSIONISTAS.// PAUL GAUGUIN TEVE O...// NA BÍBLIA,// NESTA PINTURA, O ARTISTA APRESENTA CORES BEM DEFINIDAS E ÁREAS BEM DETERMINADAS E EVIDENCIA OS CONTORNOS COM UMA LINHA ESCURECIDA.// COM O PASSAR DO TEMPO,// O HOLANDÊS VINCENT WILLEN VAN GOGH EMPENHOU-SE...// EM 1886,// PERTO DE SUA MORTE,// PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS MUNDIAIS...//.

    ResponderExcluir