terça-feira, 12 de abril de 2011

Cinema e Televisão

Cinema:

Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede. No século xv, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a câmara escura.

E então em 1890, Edison projeta diversos filmes de estúdio, aos quais encontra-se ‘’Black Maria ‘’ considerado o primeiro filme da historia do cinema. É a partir do aperfeiçoamento do cinescópio, que o cinematógrafo criado pelos irmão Louis e Augusto Lumiere .

Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a 1° guerra mundial, a industria européia de cinema foi arrasada. E então os EUA começaram a se destacar no mundo fazendo e importando filmes. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York a costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland.

Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de cinema impressionista Frances ou cinema de vanguarda. Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão. Na Espanha surgiu o cinema surrealista.

Cinema mudo:
Até a década de 20, vários inventores e produtores tentaram casar imagem com som. Durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de músicas ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.

Cinema 3D:
O que tem revolucionado são a técnica e tecnologia implantada para dar mais realismo, o cinema 3D. A técnica usada no cinema 3D se chama estereoscopia que capta mesma imagem em dois ângulos diferentes alinhados horizontalmente. Cada imagem é projetada com uma polaridade diferente e às vezes chega usar dois projetores simultaneamente. Para a visualização também são necessários óculos com lentes especiais.

Televisão:
Televisão é um sistema eletrônico de transmissão de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho o televisor.

Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928. Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível, televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7000 dólares atuais e havia pouca programação disponível. A invenção do controle remoto no início dos anos 50 impulsionou a compra de televisores no mundo inteiro e também, revolucionou a forma com que se assistia à televisão A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC.

Fontes Bibliográficas:
http://www.tecmundo.com.br/2397-historia-da-televisao.htm#ixzz1JLwbmnC9
http://blog.hipertacular.com/2010/02/07/como-funciona-o-cinema-3d/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema
http://realidadeoculta.blog.com/2011/03/15/televisao-digital-terrestre/
http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/
http://www.google.com.br/imgres

Débora Mendes Pereira, N° 08.

Um comentário:

  1. Débora, seu texto ficou muitíssimo preso aos sites pesquisados. Acho também que não precisaria colocar o funcionamento da televisão. Reveja a grafia de francês E europeia. o MELHOR SERIA ESCREVER: na alemanha,// na espanha,//.

    ResponderExcluir