sexta-feira, 15 de abril de 2011

Teatro da Oceania

A arte Oceanica possui um conjunto de fortíssimas expressões, de grande diversidade onde sua historia foi incluída recentemente,quando fauvistas e também expressionistas se alegraram e ficaram surpresos com a libertação da criatividade,ou seja,do original que exprimiam as primeiras peças chegadas a Oceania, vindas das ilhas paradisíacas dos mares do sul. Alguns, como Gauguin, não titubearam em se mudar para lá por algum tempo, em busca de novas motivações temáticas e técnicas.

A Austrália tem o maior teatro do mundo e apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especial para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. Seu palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que, anualmente, realiza-se um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balé e cinema.

Tambem se encontra o Sydney Opera House que é um dos edifícios de espectáculo mais marcantes em todo o mundo e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sidney e foi inaugurado em 1973.O projeto é do arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, que venceu um concurso internacional, em 1955, para a arquitetura do teatro. Trata-se, na verdade, de um centro de arte que possui auditórios para concertos e óperas, além de salas de música, ballet e locais para eventos.A Oceania formada por variados grupos de ilhas no Oceano Pacífico, é o menor "continente" em área e o segundo menor (após a Antártica) em população. Possui uma área total de 8.480.355 km2.

O nome Oceania vem de Oceanus, o deus dos rios. Embora as ilhas da Oceania não formem um continente verdadeiro, alguns associam a Oceania com o continente da Austrália ou com a Australásia, com o propósito de dividir o planeta em agrupamentos continentais. A Austrália é um país moderno,de primeiro mundo e o principal país do continente, ocupando quase 90% do mesmo.


Centro de Entretenimento Perth(1979), Austrália Ocidental.


O Sydney Opera House


Mapa Oceania

Bruna Bueno, N° 04.

Um comentário:

  1. Bruna, você não trouxe informações detalhadas sobre o teatro na Oceania. Tratou tudo de uma forma geral. reveja a grafia de OCEÂNICA, HISTÓRIA e TAMBÉM. O melhor seria escrever: CHEGADAS À OCEANIA//. Retire os dois últimos períodos do penúltimo parágrafo.

    ResponderExcluir