quarta-feira, 13 de abril de 2011

Movimentos Literários

Tudo que aconteceu no século 19 estava relacionado à Primeira Guerra Mundial, 1º Revolução Industrial e Revolução Francesa, pois esses fatos difundiram ideais para todo o mundo. Foi nesse ambiente que surgiu o Romantismo, um movimento literário que da ênfase ao nacionalismo e ao subjetivismo e ia contra o racionalismo. Nessa época, também surgiu o Realismo/Naturalismo, que criticavam o capitalismo e a sociedade, acreditavam na ideia de que e natureza define o destino e que a realidade devia ser mostrada de fato, tinham como característica o objetivismo e a crença na razão.

Na transição do século 19 para o 20 o mundo passava por unificações na Europa e avanços tecnológicos em algumas áreas, além de mudanças de ideais, foi nesse meio que surgiu o Simbolismo e o Parnasianismo, o primeiro originário da França usava fatos históricos e paisagens como temas, usavam também rimas ricas, preciosismo, culto a forma e impessoalidade tudo na forma de sonetos. Já o segundo era a ruptura do Realismo/Naturalismo, trazendo de volta a emoção, a imaginação, a sinestesia, e as relações humanas.

O clima do século 20 era propicio para o surgimento de novas concepções, pois a Europa estava em êxtase pelos avanços ocorridos em diversas áreas, todo esse momento foi chamado “Bela Época”, com o homem tão inspirado nesse momento surgiu vários movimentos literários que radicalizaram o mundo. Um exemplo disso são as vanguardas européias, que são: O Cubismo (foi fragmentação e geometrização da realidade), o futurismo (movimento que exaltava o futuro, a tecnologia a maquina e o movimento, usavam versos livres e romperam com a norma culta), o Dadaísmo (foi o móvito pós-guerra, tinha agressividade verbalizada, uso desordenado das palavras, a banalização do ritmo e da lógica), tinha também o Expressionismo (foi o movimento de expressar o mundo interior com o uso de subjetivismo, metáforas, e era contrário aos ideais capitalistas), e por ultimo o Surrealismo (davam importância ao consciente do ser, pregavam a livre associação de idéias e o rompimento com o positivismo e o racionalismo).

O mordenismo foi o movimento contra o tradicionalismo, davam ênfase a libertação estética. A base desse movimento foi nas pintura e no Brasil foi um marco lembrado até hoje, através da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo.

O atual século 21é a era da globalização, dos computadores e das ciências revolucionários, hoje não se manda mais cartas e sim emails, não se tem mais tantos livros e sim blogs, a distância parece não mais existir e mundo se tornou uma grande aldeia, quase que com uma única cultura. Talvez por isso ainda não tenha tantos movimentos como ocorreram no século passado

Atualmente no Brasil Ganharam força a literatura infanto-juvenil e a de mulheres como Lygia Fagundes Telles e Lygia Bojunga. As crônicas, abordando diversos temas do cotidiano, se apresentam algumas vezes líricas, como as de Rubem Braga, e de humor, como as de Fernando Sabino. Entre os contistas destaca-se Rubem Fonseca e como romancista, Paulo Coelho, um dos maiores fenômenos da literatura brasileira e mundial.

Artistas:
Almeida Garrett – Romantismo
Olavo Bilac - Parnasiano
Cruz e Souza – Simbolismo
Oswald de Andrade - Cubismo e Futurismo
Anita Malfatti – Expressionismo
Marcel Duchamp – Dadaísmo
André Breton – Surrealismo
Monteiro Lobato – Mordenismo

“O Grito“ de Edvard Munch
1893-Óleo S/ tela Têmpera e pastel – 100x80

Fontes Bibliográficas:

Taliton Gabriel Rodrigues da Silva, Nº 28.

Um comentário:

  1. Taliton, seu texto ficou ainda muito preso aos sites pesquisados. Reveja a grafia de DÁ, PROPÍCIO, EUROPEIAS, MÁQUINA, MOVIMENTO, ÚLTIMO, IDEIASe MODERNISMO. O melhor seria escrever: QUE DAVA ÊNFASE AO...// JÁ O SEGNDO,// SURGIRAM VÁRIOS MOVIMENTOS...// DAVA ÊNFASE À LIBERTAÇÃO...// NÃO SE MANDAM MAIS CARTAS// NÃO TENHAM TANTOS MOVIMENTOS//.

    ResponderExcluir