quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teatro na Ásia

O teatro oriental é muito antigo desde 2000 a.C na China, onde no começo eram simples apresentações ao ar livre, em frente a templos, com características bem populares. Sua forma artística mais sofisticada deu-se a partir do século XIX, a Ópera de Pequim teve um papel muito importante na época, seu palco era simples que permitia ações rápidas no local, movidas pelo diálogo, ações e objetos, trazendo atores com figurinos coloridos e ricos em detalhes.

O gênero mais conhecido foi o teatro de sombras, suas principais características são o afastamento da estética naturalista, uso da simbologia, tanto nas formas quantos nas cores, movimentos e gestos estilizados, onde o manipulador é o próprio narrador, e em muitas vezes cantavam solos em suas apresentações. Esse teatro é passado de pai para filho como uma tradição, as crianças começam a manipular os bonecos com apenas quatro anos de idade, seguindo movimentos rigorosos como exercício. O aprendiz deve dominar a dramaturgia, produzindo gestos impressionantes e cheios de beleza.

Novas técnicas estéticas foram alteradas, após 1966, acrílicos substituíram varas de bambu e a iluminação começou a ser feita por lâmpadas fluorescentes. Logo depois as técnicas de manuseio das silhuetas dos bonecos começaram a ser passados em cursos com professores reconhecidos, e não apenas pela família.


Um dos países mais complexos na arte teatral asiático é o Japão, que se destacou por três formas teatrais: o Nô, o Kabuki, e o Bunraku. O Nô é um teatro nobre, com poucos atores que se movimentam lentamente com os rostos cobertos com máscaras que caracterizavam seus papéis, seguido por um coro que narra grande parte da história. Já o Kabuki era acompanhado por instrumentos tradicionais, participavam cantores e dançarinos que retratavam a vida da classe plebéia, com sátiras e críticas ao governo. Uma característica muito forte é a riqueza do cenário, figurino e maquiagem.

Até século XX o Bunraku, teatro de bonecos, era muito lucrativo e popular, porém a partir dai ficou dependendo do apoio do governo, outros fatores que causaram sua decadência foram: perca de interesse do público, casas de apresentação pequenas, e poucos manipuladores devido ao extenso período de treinamento e aperfeiçoamento da técnica. Mas apesar das dificuldades espetáculos ainda são apresentados em Tókio e Osaka.

A Índia também desenvolveu o teatro de sombras, que no início era utilizado como meio de passar pensamentos religiosos e fatos sociais, mas com o tempo foram abrindo espaço para temas mais contemporâneos, e as vezes até cenas obscenas para estimular o interesse do publico. A partir do século XX surgiram iniciativas para a criação de escolas públicas para os ensinamentos do teatro de sombras e marionetes.

Fontes Bibliográficas:

Amanda Ayumi Silva Alimura, Nº 02.

Um comentário:

  1. Amanda, seu texto está muitíssimo preso aos sites pesquisados. Reveja a grafia de PÚBLICO. O melhor seria escrever: ATÉ O SÉCULO XX,// PERDA DE INTERESSE DO PÚBLICO,// MAS APESAR DAS DIFICULDADES,//.

    ResponderExcluir